Pesquisei muito inclusive abordei medicos diferentes sobre este tema e meio que todos foram unanimes "A PIRULA NÃO ENGORDA", o que acontece de verdade e que algumas fazem com que as mulheres retenham liquidos o que faz você se sentir mais inchada e o peso pode alterar já que você esta com liquido retido no corpo, porem não e gordura. Atualmente existem alguma pirulas que tem em sua composição substancias com diureticos que miniminizam esta situação, porem se você esta se dando bem com a sua pirula e melhor não mecher em time que esta ganhando e já sabendo que ela ajuda a reter liquidos usar de metodos para diminuir esta retenção, como: beter mais agua, fazer sessões de drenagem linfatica dentre outros. As pilulas que mais correm o risco dessa retenção hidrica são as que tem maior teor de etilestradiol aquelas de 30 e 35 mg ou maior.
Abaixo segue uma listagem de algumas pirulas e seus beneficios para que você entenda melhor sobre o seu anticoncepcional
Levonorgestrel
O levonorgestrel foi uma das primeiras progesteronas usadas na composição das pílulas e está no mercado até hoje. Alguns dos produtos que levam esse tipo de produto na composição são o Microvlar, Ciclo 21 e Level. Ele tem ação androgênica, ou seja, parecida com hormônios masculinos. Pode provocar maior oleosidade da pele, acne e aumento de pelos. Em contrapartida, pode ser uma boa opção para aquelas mulheres que reclamam da queda da libido com uso de pílulas.
Gestodeno
O gestodeno tem efeito androgênico pequeno, isto é, o aumento de características masculinas - como pelos, oleosidade da pele e aumento da libido - é discreto. Também tem ação diurética. O princípio é bom para mulheres que apresentam sintomas leves de inchaço pré- menstrual e acnes. Exemplos: Micropil, Ginesse, Femiane, Diminut, Harmonet, Tamisa, Ginesse, entre outros.
Desogestrel
Essa substância tem ação intermediária quanto ao efeito androgênico. Ela oferece um bom controle de peso e ajuda na saúde da pele. Alguns exemplos são: mercilon, gracial, mercilon conti, minian,femina, primera e minian. Elas podem ainda estar associadas a 20 ou 30 µg de etinilestradiol
Acetato de ciproterona
Este é mais antigo e está presente em várias pílulas associadas a 35 µg de etinilestradiol, como a Diane 35, a Selene, a Diclin e a Artemidis. Tem ação antiandrogênica muito potente, por isso é muito usada para o tratamento de Síndrome dos Ovários Policísticos, já que essas mulheres apresentam, em geral, muita acne, pele oleosa e pelos em excesso.
Drospirenona
Esse também tem ação antiandrogênica potente e diurética ao mesmo tempo, o que pode ser útil para aquelas mulheres que reclamam de inchaço pré-menstrual. Yasmin, Yaz e Elani ciclo contam com esse princípio, a única diferença entre elas é a dose de etinilestradiol e o regime de tomada.
Clormadinona
Segundo o fabricante, esse tipo tem ação antiandrogênica e por isso traz benefícios para a pele sem perda do apetite sexual. Vem associada a 30 µg de etinilestradiol. A Belara contém a clormadinona.
Dienogest
Esta também tem ação antiandrogênica e é usada em associação com o valerato de estradiol. A Qlara usa o dienogest.
Minha experiência foi com as seguintes: Femina, Tamisa 20, Level, Belara e Selene. Não me adaptei ao femina pois não segurou minha mestruação, o tamisa 20 me deu horiveis dores de cabeça e nos seios, belara me deu dor de cabeça porem senti que me ajudou a emagrecer, selene dor de cabeça e nenhuma alteração no peso, level foi o melhor que tomei pois não me deu nenhuma alteração no peso nem efeito colateral tomei por 4 anos so parei porque cai na besteira de emendar cartelas e desregulou minha mestruação ai o medico quis trocar porem quero voltar a tomar ele.